Uma leve reflexão, seja Lean, não deixe o momento passar.


Com a situação do país no ritmo que está e prolongando-se, intensificam-se as análises da gestão do negócio. É um bom momento para verificar como a empresa está em matéria de custo da operação. A recuperação do mercado demorando, a concorrência agindo, a dificuldade de ganho em escala, preços estáveis ou sendo “achatados”, reforçam que um modo de obter ganho passa pela diminuição de custos.


O custo é intrínseco ao processo operacional do negócio, processo esse definido basicamente por entradas, fornecimento de produtos ou dados, por uma ou várias transformações das entradas, resultando na realização do produto e por saídas, entregas, transferências ou vendas do produto.


Logicamente dependendo da natureza e estrutura física do negócio, uma das perspectivas para analise de custo é a participação de pessoas envolvidas no processo, onde sabemos, que temos uma quantidade de atividades, ações, produtos, documentos que muitas vezes indagamos se agregam ou não valor ao produto.


Neste contexto montar uma equipe multifuncional, com formação e estrutura de projeto é um bom passo. O objetivo é o envolvimento das pessoas para que a interdependência das áreas fique clara. Clientes internos, logística, financeiro, engenharia do produto e outros , são convidados para entender o processo e perceber sua participação nos mesmos. Contribuirão também com vários “por quês”, no intuito de entender, e/ou “para que”com intuito de intenção. Sutil?! Como exemplo, imagine indagações sobre um produto, pergunta, por que dessa forma? Resposta, fica mas resistente, para que? Para atender a diversos clientes, e assim vai seguindo o processo até perguntas que tragam uma inovação “disruptiva” do processo atual.


Montar dinâmicas como “brain storming”, 4W & 1H, Desing Thinking, etc, sim, mas antes uma boa conscientização do que é desperdício e o que agrega ou não valor.


Valor: Atividade que transforma a matéria prima ou conhecimento para atender às necessidades dos clientes. Aquilo que entregamos ao nosso Cliente.


Desperdício: Atividade que consome tempo, recursos e/ou espaço mas não contribui com as funcionalidades do produto e/ou necessidades do cliente, gerando custos para a empresa .


Após essa conscientização com utilização de exemplos, abre-se espaço para técnicas ou ferramentas que temos no mercado com o objetivo de ter resultados seguros, efetivos e em curto prazo.


A utilização de ferramentas sempre precedidas de treinamento facilita a compreensão de conceitos e nomenclaturas. Como exemplo as técnicas Lean tem esse viés, são várias, tem-se 18, onde cada uma tem definição, função e gestão estabelecida e podemos dizer customizáveis, pois pode-se aplicá-las a medida que vai se “culturizando” a empresa para o Lean.


A formação de equipes multifuncionais contribui como guia para as atividades que devem ser prioritárias, exemplo, um financeiro pode apontar o produto como menos margem, outros apontarão a questão de nível de estoque tanto de materiais produtivos como não produtivos, gastos em manutenção, qualidade, garantia, etc.


Assim que começarem a usar as ferramentas serão apontados vários caminhos, levando em conta que “O ótimo é inimigo do bom” implemente o “bom” e o “ótimo” será o próximo objetivo para se alcançar classe mundial, pois lembre-se a concorrência está no encalço.


O salvador, que se esperam nas crises, será o grupo de trabalho, que durante esse período e em outros não haverá problemas ou desafios que não sejam enfrentados e resolvidos ou encaminhados, as “coisas” andam e nasce assim a motivação.


Os resultados alem de quantitativos, qualitativos são extremamente comportamentais, facilitando à estrutura da empresa a disseminação dos planos e estratégias futuras.


Começa a ser definida a empresa enxuta. Mãos a obra!


_________________________________________________

Renato Cajado

innovativa - Executivos Associados

faleconosco@innovativa.com.br

www.innovativa.com.br

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2015 by innovativa - Executivos Associados. Todos os direitos reservados.

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Twitter Social Icon