Estratégia em Finanças
Marketing Estratégico
Governança em TI
Continuidade de Negócios
Revisão dos contratos e custos de serviços de tecnologia
Em uma das maiores empresas de serviços de saúde, tivemos o desafio de analisar os contratos, revendo os serviços, melhorando a qualidade, ampliando a cobertura e modernizando quando aplicável, os serviços contratados pela área de Tecnologia da Informação, por um custo menor e mais adequado as necessidades da empresa e seus mais de 1 milhão de clientes, 6000 colaboradores, hospitais e postos de pronto atendimento.
Os gestores internos já haviam tentando a customização dos valores porém sem sucesso, devido aos vícios de relacionamento com os fornecedores e algumas vezes falta de visão dos novos modelos e tecnologias que haviam surgido, pois estavam completamente focados na operação.
Ação
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Foi criada uma estratégia com foco no perfil dos serviços mais críticos ao negócio;
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Analisamos as melhorias que haviam surgido em cada serviço e fornecedor;
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Criamos cenários para possível implementação e possíveis ganhos;
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Solicitamos aos fornecedores novas propostas de serviços com as novas facilidades ou tecnologias;
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Apresentamos a alta direção e ao comitê executivo as melhorias, seus novos custos, vantagens estratégicas e financeiras;
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Após a aprovação, negociamos dirtetamente com cada um dos fornecedores.
Resultados
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Redundância nos serviços de telecomunicações e melhor nível de serviço;
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Contratos com fornecedores de suporte técnico com tempos de atendimento e solução muito mais agressivos;
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Novas tecnologias de comunicação entre colaboradores e médicos;
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Mais estabilidades nos sistemas de dados;
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Softwares em melhores níveis de atualização;
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Novos equipamentos e formas de financiamento;
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Redução total de mais de 30% nos custos com serviços ao final de 90 dias de negociações e implementações.
Novo modelo de suporte a projetos
Uma gigante do setor de telecom, com presença em mais de 100 países, necessitava redesenhar as áreas de suporte a projetos melhorando a eficiência, qualidade e adequação de perfil profissional nas diferentes fases da concepção de uma solução de Tecnologia.
Ação
Levantamos o hit rate das áreas de engenharia e consultoria, analisamos as planilhas de horas dos consultores, entrevistando todos os envolvidos. Com o levantamento em mãos começamos a montar uma nova estrutura para as áreas de suporte a projetos.
Estabelecemos novas funções (arquiteto) e implementamos novos processos de qualificação de "go / no go", inclusive com o aval do solicitante do projeto. Implementando ainda um cronograma de treinamento para a nova função de arquiteto.
Resultados
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Os projetos de soluções de dados e telecomunicações são executados em tempo menor, com mais qualidade e por profissionais mais adequados conforme a tecnologia.
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A empresa está mais ágil e muito mais adequada à demanda do mercado nacional.
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Após 3 meses no novo modelo, o hit rate de projetos ganhos e implementados passou de 35% para 77%.
Consultoria para classificação de World Class Datacenter
Uma das grandes companhias aéreas brasileiras necessitava avaliar seus dois datacenters com as seguintes premissas:
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Analisar quais as vantagens/melhorias que um ambiente único de World-Class Datacenter de mercado pode oferecer frente ao ambiente do cliente (dois Datacenters em redundância);
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Definir o nível de World-Class que o Datacenter da companhia se encontrava;
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Classificar as principais vulnerabilidades dos sites.
Ação
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Criamos uma metodologia de classificação para análise dos “gaps”, com base na norma de Prática de Gestão de Segurança da Informação, um conjunto de melhores práticas baseadas em ITIL (IT Infraestructure Library – Service Management ) e CoBit (Control Objectives for Information and Related Technology), além da utilização de algumas outras normas específicas para armazenamento de dados e infraestrutura.
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Adaptamos as normas de Prática de Gestão de Segurança da Informação dentro das subáreas de maturidade e utilizamos pontuação (score).
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Com um formulário para “Levantamento de Informações sobre Segurança Física e do Ambiente” também baseado em normas, auditamos e criamos uma base de conhecimento e comparação entre o ambiente da empresa e dos fornecedores.
Resultados
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O cliente optou por contratar os serviços da empresa que obteve o melhor resultado na auditoria e terceirizou os dois Datacenters com um grande fornecedor de serviços de infraestrutura;
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O modelo de classificação de WorldClass Datacenters desenvolvido, mais tarde foi reconhecido por acadêmicos da USP/IPEN como um dos melhores trabalhos apresentados naquela instituição para Gestão do Risco para Datacenters.
Implementação de Solução de Monitoração e Gestão
Um grande fornecedor de serviços de telecomunicações necessitava implementar uma solução de monitoramento e gestão de infraestrutura (redes Lan e Wan e Servidores) que atendesse aos mais rigorosos padrões da indústria, com total integração ao ITIL e dentro de um budget de $ 1,2 Milhões.
Ação
Análise das principais soluções de mercado e adequação ao modelo de gestão global da empresa. Era necessário implementar um modelo de alta-disponibilidade com SLA de 99,999% de disponibilidade.
Resultados
Após definição da solução a ser adotada, analisamos e alteramos o desenho da arquitetura proposto pelo fornecedor, conseguindo redução de quase $ 300 Mil em hardware, com a utilização de storages e softwares de alta disponibilidade apropriados em desenho melhor distribuído, sendo elogiado até mesmo pelo fornecedor que não havia pensado na alternativa proposta.
Full Outsourcing de TI para a América Latina
Uma das maiores auditorias do mundo tinha um grande projeto mundial para redução de custos em TI, terceirizando totalmente a infraestrutura (mais de 250 Servidores de médio e grande porte) e o pessoal de Tecnologia (150 profissionais) para um ambiente com mais de 2.100 usuários.
O maior problema era identificar um fornecedor com capilaridade em toda a América Latina e Central que atendesse às todas expectativas e padrão de qualidade da empresa.
Ação
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Buscar um fornecedor na américa latina e criar um quadro compartivo estratégico e financeiro;
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Avaliar e gerenciar o assessment;
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Acompanhar o due diligence e on going.
Resultados
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Visto pela alta direção como especialistas em aplicação de modelos de Outsourcing para ambientes de TI, este modelo replicou-se em clientes da empresa;
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O outsourcing foi realizado com total controle e análise e o "on going" começou após 8 meses de estudos de viabilidade.
Consultoria em Gestão de Processos e Risco
Importante produtor de mudas de Café, Eucalipto, Mogno Africano, Acácia Mangium, Cedro Australiano, Sansão do Campo, Jambolão do interior do estado de São Paulo desde 1999, com uma produção aproximada de 1 milhão de mudas por ano, tinha um desafio, auditar e implementar melhorias com apoio da tecnologia nos seguintes processos:
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Custos de produção;
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Processo de formação de preços;
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Análise de Desempenho (Realizado e Forecast).
Ações
Realizamos o levantamento de todos os insumos do processo de produção, dosagens e fracionamentos para entender todo o processo de cultivo.
Analisamos e distribuímos os custos fixos de acordo com o tipo de cultura e fases de crescimento e manutenção. Criamos uma base de dados cronologicamente estruturada para analisar a produção vendida, pedidos e limites de margens e descontos.
Dentro de todo o processo estabelecemos limites de riscos aceitáveis para continuidade dos negócios em cada cultura.
Resultados
Após os levantamentos e análises, criamos uma ferramenta para a Gestão dos Custos, Preços, Vendas e Forecast onde os resultados foram:
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Maior controle na utilização das áreas de plantio em relação a produção vendida;
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Melhores custos na hora da compra de fertilizantes e outros insumos agrícolas;
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Com o processo de formação de preços bem estruturado, somado a um maior controle na produção, as margens de lucro foram estruturadas e o controle financeiro equilibrado;
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Gestão do Risco no cultivo e produção com foco na continuidade dos negócios.
Depois de um ano, os negócios se ampliaram e o modelo de gestão produtiva é exemplo na região onde atuam, expandido seus negócios de mudas para o Sul de Minas Gerais.