top of page

Fita isolante, o mais novo dispositivo para Gestão da Segurança da Informação


Tem certeza absoluta de que neste exato momento ninguém está te vendo pela câmera do Notebook ?

Pode garantir que tudo que está falando não está sendo gravado ?

Se ficou preocupado, use fita isolante !

Acredite, alguém pode estar te vigiando no trabalho ou até mesmo em sua casa, é hora de se preocupar um pouco mais com a sua Segurança da Informação.

Venho focando em segurança da informação com mais força e profissionalismo desde 2006 quando passei a ser responsável pela área de Segurança da Informação para toda a américa latina em uma das maiores consultorias do mundo.

De lá pra cá, fiz até pós-graduação na USP sobre Gestão da Segurança da Informação, com algumas certificações inclusive, conheço várias técnicas de ataque e de proteção, mas como tudo evolui, as ameaças também.

Uma das mais recentes e preocupantes foi o Flame, vindo do Oriente Médio e com foco em espionagem governamental e industrial, com mais de 20 módulos esse malware traz 3 funções de espionagem bem preocupantes:

  • Módulo de Escuta: É possível gravar tudo que o microfone do seu notebook ou qualquer outro dispositivo como smartphones possa captar;

  • Módulo de Vídeo: Possibilidade de gravar imagens através de sua câmera sem que a Luz indicadora de acionamento da câmera no notebook seja ativada ou acesa;

  • Módulo Bluetooth: Ativação e controle de recursos de outros dispositivos conectados por bluetooth ao seu notebook;

Agora, o interessante é que o Flame usa essas funções como módulos, o que significa que várias derivações e outras armadilhas podem estar sendo criadas com bases nestes módulos. Lembrando que as funções de gravar áudio e vídeo não são novidades no mundo dos malwares.

Nesta semana mais especificamente dia 21 de Junho, o Sr. Mark Zuckerberg, CEO e cofundador do Facebook, apareceu em uma foto para comemorar a marca de 500 milhões de usuários alcançada pelo Instagram, no qual o Facebook adquiriu em abril de 2012.

Na foto alguns curiosos notaram que o notebook do Sr. Mark tinha uma espécie de proteção, talvez uma fita adesiva para tampar a câmera e o microfone de seu MacBook, o que me deixou bastante atento e preocupado.

A foto original publicada pelo Instagram:

Vamos dar um “zoom” na foto do Sr. Mark Zuckerberg e verá como é fácil encontrar as evidências :

Se pararmos para pensar que existem um montão de especialistas em Sistemas Operacionais que dizem que o MAC OS da Apple é um sistema operacional não tão vulnerável quanto o Windows da Microsoft usado por mais de 80% dos usuários no mundo, então temos um grande problema.

Mesmo que muitos garantam que um bom antivírus ou kit de proteção web ou ainda kit anti-Malware possa te deixar mais seguro, creio que a fita isolante ainda será a melhor solução para garantir sua privacidade ao fazer aquele comentário sobre o chefe , ou fazer aquela reuniãozinha na sua mesa para falar sobre alguma informação sigilosa sobre a empresa ou seus funcionários que não pode vazar de jeito algum.

Então, cuidado sobre o que você fala e o que faz a frente de seu computador ou dispositivo pessoal, fita isolante nele !

______________________________________________________________________________

Carlos Macedo

Sócio Líder de TI da Innovativa – Executivos Associados

32 anos de carreira em empresas do segmento de serviços e consultoria, atuando como executivo em áreas de governança estratégica, processos, negócios, risco e segurança no segmento de Tecnologia da Informação, no Brasil, América Latina e Central. Formado em Processamento de Dados pelo Mackenzie e Pós-Graduado em Gestão da Segurança da Informação pelo IPEN/USP – Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da Universidade de São Paulo | Auditor Líder em Sistema de Gestão de Continuidade de Negócios (BS25999-2:2007) | ITIL - Foundation in IT Service Management (#60.318)

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page