Os desafios para se tornar um consultor de sucesso


Ser consultor é um novo caminho ou estar consultor é apenas uma alternativa temporária para executivos em um país em reforma, um mercado em transformação e empresas repensando o agora?

É bem verdade que o executivo no Brasil só começa a pensar na carreira consultiva com mais força por volta dos 40 a 50 anos, graças ao modelo econômico instável onde profissionais experientes passam a ser super ou apenas “bem valorizados”, afetando os custos das empresas e virando um “elefante branco”, ou seja, o executivo que sabe os caminhos das pedras porém, não é mais necessário no dia-a-dia, somente quando a estratégia está em pauta.


Claro que temos também os executivos consultores mais jovens, que dominam o cenário técnico e resolvem abrir suas próprias empresas de consultoria ou atuar nas de grife e renome internacional.


A consultoria pode oferecer na maioria dos casos uma qualidade de vida, onde a vivência com a família mais de perto e a liberdade de trabalhar no escritório de casa à vontade são os fatores mais citados como diferenciais, portanto não pense que é tão fácil assim dominar seus instintos e focar na entrega, pois às vezes o silêncio e concentração são determinantes para a continuidade de novos projetos e consequentemente novos clientes.


O consultor que se estabelece no mercado não faz seu nome graças a apenas uma boa imagem ou entregas dentro dos prazos. Ele se diferencia sobre tantos outros pela assertividade e resultado de suas análises, considerações e aplicação das soluções.


É um mercado cruel, lotado de aventureiros de terno e gravata, usando normas e modelos internacionais sem muitas vezes ter a experiência em determinados temas. Estes se fazem de doutores especialistas e sabem usar o dom da palavra para convencê-lo, porém, sem muita assertividade.


Se um dia você foi dispensado de suas atribuições e funções depois de ter ocupado por longa data um cargo importante, com certeza escutou de seus futuros ex-colegas de trabalho a frase “você vai se recolocar logo, aliás, porque não abre uma consultoria?”, pois é, parece fácil.


Com experiência de mais de 17 anos no segmento consultivo, posso afirmar, que realmente não é fácil abrir uma consultoria e convencer seus possíveis clientes ou ex-colegas de trabalho, já que você não deve ter, ainda, uma “carteira de clientes” ou “prospects”, a ao menos disponibilizar 30 minutos para que você apresente seu portfólio de serviços consultivos.


A grande dificuldade em conseguir se projetar e mostrar seu portfólio e competências é a quantidade de Consultores Independentes que temos hoje em um país com mais de 20 milhões de pessoas sem carteira de trabalho assinada vendendo soluções pra tudo. Os possíveis clientes já não têm tempo ou nem querem servir de cobaia para tudo e todos. Então, é natural que conseguir marcar uma reunião em cliente se tornou a tarefa mais difícil, diria a tarefa mais “dolorosa”, devido a quantidade de “nãos” que irá receber.


Mas afinal, será que realmente você sabe o que é ser consultor, será que é só ter domínio técnico? Pois bem a resposta seria um não bem grande. Ser consultor exige de você uma mudança 360º. de atitude e comportamento.


O PERFIL DO CONSULTOR BEM SUCEDIDO


Nos dias de hoje, ser consultor requere uma série de credenciais que muitas vezes você não irá encontrar em treinamentos específicos ou certificações internacionais e outras que só o tempo trará a experiência necessária.


Um experiente e assertivo consultor deve desenvolver as seguintes competências:


DOMÍNIO TÉCNICO

  • Conhecer em profundidade os temas técnicos que irá assessorar e desenvolver soluções

  • Basear suas diretrizes em normas ou modelos já aferidos e respeitados pelos mercados e setores específicos

  • Usar processos e procedimentos bem documentados para mostrar o domínio de suas ações

  • Estar super atualizado e fundamentado quanto às novas tendências