A relação entre políticas, normas e procedimentos
Muitos confundem os fundamentos de políticas, normas e procedimentos e dizem até que as políticas corporativas nada têm a haver com procedimentos.
A verdade é que nenhum dos três vive sem o outro e são extremamente complementares e fundamentais nas organizações, pois é necessário que elas possuam políticas, normas e procedimentos claramente definidos, aprovados e publicados, a fim de balizar e orientar as ações de seus colaboradores, parceiros e terceiros em direção a seus objetivos e metas. Estão diretamente ligados:
A política descreve a visão e as diretrizes a serem seguidas para atingir o objetivo estabelecido pela organização;
A norma estabelece as regras mínimas e aceitáveis a serem cumpridas para se atingir o objetivo proposto pela organização;
Os procedimentos descrevem a forma como se deve executar as atividades necessárias para se atingir o objetivo proposto pela organização.
O que é política?
A ISO 9000:2015 define política como intenções e direção de uma organização expressos formalmente pela alta direção.
A política também pode ser compreendida como um documento que estabelece as diretrizes que se aplicam numa organização e que ajudam a direcioná-la para seus objetivos. São orientações que definem e regulam um caminho a seguir para se estabelecer um plano, uma ação, etc..
A política norteia as ações da organização e serve como referência para o estabelecimento de normas e procedimentos. Normalmente estão relacionadas e alinhadas à missão, visão e valores da organização.
O que são normas?
São regras que devem ser respeitadas e que permitem ajustar determinadas condutas ou atividades.
As normas são um documento estabelecido por consenso e aprovado por pessoas, departamentos ou órgãos com autoridade reconhecida.
As normas asseguram as características desejáveis de produtos, serviços e comportamentos, visando a qualidade, segurança, confiabilidade e eficiência.
Regra é aquilo que regula procedimentos ou atos.
O que é procedimento?
De acordo com a ISO 9000:2015, procedimento é uma forma específica de executar uma atividade ou processo.
O procedimento define em que momento cada pessoa deve realizar cada atividade para que haja a entrega do produto ou serviço de acordo com o esperado.
Procedimento é uma descrição detalhada de todas as operações necessárias para a realização de uma tarefa.
Tem por objetivo garantir, mediante uma padronização, os resultados esperados por cada tarefa executada.
Como os três se relacionam?
Resumindo, as políticas norteiam as ações como referência para as normas e procedimentos, enquanto as normas permitem ajustar condutas nas políticas e as atividades através dos procedimentos.
Carlos Macedo
Artigo escrito pelo nosso Executivo Carlos Macedo, de TI & Risco, sobre a relação entre políticas, normas e procedimentos para os seguintes veículos:
I. Clique ABC, São Bernardo do Campo - SP – 22 de novembro de 2019
II. Jornal do Dia, Aracaju - SE – 20 de novembro de 2019 http://www.jornaldodiase.com.br/noticias_ler.php?id=43843&t=a-relacao-entre-politicas-normas-e-procedimentos
III. Portal Folha Regional, Andradina - SP – 18 de novembro de 2019 http://www.jfolharegional.com.br/mostra.asp?Noticias=41061
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Carlos Macedo
Executivo de TI & Gestão de Risco
innovativa - Executivos Associados
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IMPRENSA
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